História

Conheça nossa história

O Festival nasceu em 1986 juntamente com a fundação do Clube Blumenauense de Aeromodelismo que tinha sede própria junto ao Aeroclube de Blumenau. Neste mesmo ano foi realizado o 1º Festival Sul Brasileiro de Aeromodelismo, festival este que tinha o objetivo de reunir os pilotos de região sul do Brasil para fortalecer o esporte e demonstrar as novidades do mercado.

No primeiro ano de evento, tivemos a participação de mais de 40 aeromodelistas de todas as regiões do Brasil e sócios do Clube. O que para a época era um número quase que inalcançável.

O Festival Sul Brasileiro assim como o Encontro de Bastos/SP idealizado pelo saudoso MIKIO AMANO, foram os eventos precursores do Modelismo Nacional.

Com o passar dos anos o Festival foi ganhando força e em 1992 o Fesbraer passou a ser realizado na sede do clube junto ao Clube Paraiso dos Pôneis em Gaspar. Já com o nome de FESBRAER (FESTIVAL BRASILEIRO E AEROMODELISMO) o festival foi ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional e já era considerado um dos maiores encontros do Brasil

Em 1998 o Fesbraer passa a ser realizado na nova sede do Asas do Vale que hoje conta com 140.000m² e com uma estrutura toda voltada para a realização do Maior Festival de Modelismo da América Latina.
Milhares de pilotos de todos os cantos do Brasil e do Mundo já passaram por aqui, show aéreos da Esquadrilha da Fumaça e de pilotos de renome internacional já marcaram datas importantes do Fesbraer e a cada ano que passa o evento vem ganhando força e fazendo deste encontro a maior confraternização do modelismo nacional na atualidade.

No ano de 2020 o Fesbraer completaria 35 anos e uma grande festa vem sendo preparada desde o termino da edição de 34 anos. A realização em 2020 e 2021 não foi possível devido a pandemia de covid-19, mas o evento terá sua comemoração de 35 anos no ano de 2022 e será mais um ano que muitos momentos serão vividos no Asas do Vale e com a certeza que esses momentos ficarão registrados para sempre na história daqueles que aqui estiverem ou estiveram ao longo desses 35 anos.